A série “Cidade Ribeira”, realizada pelo fotógrafo e artista visual João Oliveira, utiliza a fotografia para apresentar questões sobre o centro histórico da cidade do Natal, investigando o patrimônio cultural e a memória histórica e arquitetônica da cidade como uma metáfora visual sobre a preservação da nossa cultura.

 

O produção fotográfica foi desenvolvida nos bairros da Ribeira e Cidade Alta entre 2017 e 2020 e até então segue inédita. Ao focar nesse espaço que nos ativa a nostalgia, a narrativa visual, composta por fotografias digitais monocromáticas, busca entender onde foi parar a sensação de pertencimento da cidade sobre sua história. Durante a investigação, o autor revisitou fachadas que marcaram o início do desenvolvimento da Cidade do Natal e de parte Rio Grande do Norte. Tal processo busca entender o estágio atual de abandono e esquecimento, que se confunde com a resistência do local em permanecer existindo. Um lugar no qual o tempo caminha lentamente. Um espaço de ruínas vivas.

A exposição acontece em formato online e enquanto exposição "outdoor", por meio de intervenção urbana na fachada do Margem Hub de Fotografia, localizado na esquina da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Mossoró, região central de Natal entre os bairros de Tirol e Petrópolis. 

O projeto "Cidade Ribeira" tem patrocínio da Prefeitura do Natal e Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

O processo da exposição outdoor 

do projeto "Cidade Ribeira"