ONDE SE ESQUECEU DE LEMBRAR

Quando o tempo engolir as memórias, as coisas como conhecemos não serão mais as mesmas. A investigação visual busca entender o lugar de nostalgia que ocupa o imaginário potiguar sobre sua história.

 

Durante a pesquisa desenvolvida nos bairros históricos de Natal entre 2017 e 2020 foi buscado revisitar locais que marcaram o início do desenvolvimento da cidade e entender a relação do corpo urbano descolado do seu espaço e o estágio atual de abandono e esquecimento, que se confunde com a resistência do local em permanecer existindo. Um lugar no qual o tempo caminha lentamente. Um espaço de ruínas vivas. Desse modo, os vazios urbanos, uma formação cultural marcada pela colonização e a crítica a uma Natal turística, feita para o outro, marcam esse trabalho.

 

Através de um olhar pessoal que parte da vivência com a cidade, o projeto se consolida como ferramenta de descobertas do fotógrafo sobre sua história e tangencia temas como a gentrificação, vazios urbanos e património cultural.

As fotografias apresentadas aqui são uma pequena mostra desse trabalho.

PUBLICAÇÃO DO FOTOLIVRO

O livro "Onde se esqueceu de lembrar" foi publicado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura do Natal e Governo Federal. Agradeço, desde já, a possibilidade de realizar a publicação do fotolivro impresso e e-book. Com curadoria de Paula Lima e lançado pelo Margem Editorial em parceria com a editora e gráfica Caule de Papiro, este fotolivro é a primeira publicação do autor. Desse modo, a publicação pode ser baixada de forma gratuita através do botão abaixo!

ONDE SE ESQUECEU DE LEMBRAR (5).png